Cidade de Segredo - RS adota Aedes do BemTM da Oxitec como tecnologia sustentável para controle de

16/01/2024 / Por: Administração

Serão instaladas 28 Caixas do Bem em pontos distribuídos pela zona urbana da cidade

O município de Segredo, localizado a 241 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, adotou uma solução inovadora e sustentável, o Aedes do Bem™, para controlar o mosquito da dengue na cidade. Aprovada em biossegurança para uso comercial pela autoridade competente, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), a tecnologia foi desenvolvida pela multinacional de biotecnologia inglesa Oxitec, empresa fundada na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e presente no Brasil desde 2011. O Aedes do Bem™ é uma solução biológica segura e altamente eficaz que usa mosquitos Aedes aegypti machos autolimitantes - que não picam, não transmitem doenças e combatem a própria espécie com ação larvicida fêmea-específica que tem 100% de eficácia.

O produto é composto por uma caixa reutilizável que recebe refis contendo os ovos do Aedes do Bem™. Ao serem ativados com água, os ovos presentes nos refis eclodem e os insetos machos se desenvolvem no interior da Caixa do Bem. Assim que os machos atingem a fase adulta, em cerca de 10 a 14 dias, os machos voam para o ambiente urbano, procurando ativamente e acasalando com as fêmeas do Aedes aegypti – que picam e são responsáveis pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Deste cruzamento, apenas os descendentes machos chegam à fase adulta, herdando a característica autolimitante. O resultado é a queda do número de fêmeas que picam e transmitem doenças, e, consequentemente, o controle populacional direcionado do Aedes aegypti – sem causar danos ao meio ambiente e a insetos benéficos e sem ser tóxico para os moradores.

Na área urbana da cidade serão instaladas 28 unidades da Caixa do Bem em pontos distribuídos estrategicamente pelo município.  A solução será aplicada em áreas de maior criticidade de infestação, como o Bairro N. Sra. Aparecida e alguns pontos de maior circulação, como o Cemitério, Escolas e Centros de Saúde.

A comercialização da solução foi realizada pela empresa Rentokil, distribuidora oficial do Aedes do Bem™ no Rio Grande do Sul. A equipe de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, treinada pelo time de Operações da Oxitec, será responsável pela instalação das Caixas do Bem na área urbana do município – onde o mosquito costuma deixar seus criadouros – realizando a troca dos refis, que deve ser feita a cada 28 dias.

Além das Caixas do Bem, o município contará também com a tecnologia MiAedes, desenvolvida pela Rentokil, que distribuirá 10 armadilhas mosquitraps para monitoramento de infestação de mosquito em tempo real.

“Ter a possibilidade de implantar a solução em Segredo – RS é motivo de muita alegria. Isso mostra que o poder público vem buscando novas soluções para ajudar no controle do Aedes aegypti, e Segredo se destaca ao adotar uma solução segura, sustentável e altamente eficaz. O país tem sofrido ano após ano com os altos índices de infestação do mosquito e precisamos agir rapidamente.”, afirma Natalia Ferreira, diretora da Oxitec Brasil.

Para a Secretária Municipal de Saúde de Segredo, Vanusa de Fátima Fernandes, a adoção da tecnologia da Oxitec é de grande importância para a cidade, que já sofreu muito com o surto de arboviroses em 2023. De acordo com ela, “A parceria com a Oxitec e com a Rentokil está proporcionando aos munícipes qualidade de vida através da prevenção, sem uso de inseticidas. A estratégia irá combater o mosquito Aedes aegypti, que é propagador de doenças graves como a Dengue.”

Parcerias eficientes

Em Indaiatuba, cidade localizada no interior de São Paulo, em uma parceria com as autoridades municipais de controle de vetores, a Oxitec implantou um projeto piloto que demonstrou a eficácia na supressão de populações de Aedes aegypti em comunidades urbanas densamente povoadas da cidade. As liberações do Aedes do BemTM no município foram realizadas durante quatro anos, inicialmente supervisionadas pela autoridade nacional de biossegurança do Brasil, a CTNBio, e continuando após a aprovação comercial do produto em 2020. Os resultados deste projeto piloto foram publicados em 2022 na revista científica Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, e mostraram que durante o pico da temporada de mosquitos na região (novembro a abril), as populações do Aedes aegypti nas áreas tratadas se mantiveram entre 88% e 96% menores quando comparadas às populações de mosquito de áreas não tratadas do município.

Vale ressaltar que o Aedes do Bem™ age especificamente no controle do Aedes aegypti e não afeta outras espécies de insetos benéficos ao meio ambiente, como abelhas, borboletas e joaninhas, além de não causar nenhum dano ao meio ambiente, às pessoas e aos animais, não serem tóxicos e nem alergênicos.

Sobre a Oxitec

A Oxitec é uma empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para controle biológico de insetos transmissores de doenças e pragas agropecuárias. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, a Oxitec é liderada por uma equipe apaixonada composta por mais de 15 nacionalidades e é apoiada por parceiros públicos, privados e sem fins lucrativos de classe mundial. Saiba mais em www.oxitec.com/br