Município

Histórico do Município

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

O Município de Segredo tem a origem do seu nome do assassinato de Abel Batista da Silva, proprietário de glebas de terras da região que casado com Maria Francisca da Silva foi morto em fevereiro de 1881 a golpes de machado por seu empregado Salvador Carvalho e um escravo de novo Benjamim. O crime ocorreu em um paiol onde se localiza o campo de futebol do Internacional da Sede, no perímetro urbano do município. Após o homicídio o corpo foi jogado no arroio logo abaixo do local do crime. Dias depois alguns pescadores encontraram um cadáver. Salvador Carvalho e o escravo Benjamin foram condenados pelo crime, no entanto nunca foi provado que o cadáver tenha sido mesmo o de Abel Batista da Silva e o motivo do crime não foi descoberto. Apenas existia uma suspeita sobre um possível caso amoroso entre Maria Francisca da Silva e Salvador. O arroio, onde apareceu o corpo ficou cognominado de "Arroio Segredo", dando origem ao nome da localidade. Ficção ou realidade o certo é que o fato ficou marcado na memória do povo, fortalecida pela tradição oral.

 

EMANCIPAÇÃO

A Formação Administrativa Distrital criada com a denominação de Segredo (ex-povoado) pela Lei Municipal nº 10 de 01 de junho de 1956, subordinado ao município de Sobradinho deu origem ao atual município de Segredo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Segredo, pela Lei Estadual nº 8591, de 05 de maio de 1988, alterada pela Lei Estadual nº 9002, de 11 de janeiro de 1990, desmembrado dos municípios de Sobradinho e Soledade. A Sede ficou instituída no antigo distrito de Segredo (município de Sobradinho). Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1989.

O território de Segredo é constituido por 03 distritos: Bela Vista (município de Soledade), Vila Tamanduá e Segredo (município de Sobradinho). Pela Lei Municipal nº 342, de 21 de dezembro de 1992, foi criado o distrito de Serrinha Velha e anexando ao município de Segredo.

Em divisão territorial datada em 2001, o município é constituido de 04 distritos: Segredo, Bela Vista, Tamanduá e Serrinha Velha. Permanecendo em divisão territorial até os dias atuais.

 

GALERIA DOS EX-PREFEITOS

 


Fotos